O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou na terça-feira (23/02), que o início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino está programado para o próximo dia 15 de março, de forma 100% remota. O retorno do ensino presencial não tem data prevista, depende do cenário pandemia no Estado.
O planejamento da Secretaria da Educação do Estado indica a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Depois da etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, após isso, a retomada das aulas 100% presenciais.
Os alunos da rede estadual serão matriculados automaticamente. O responsável pelo estudante não precisará ir até a escola, pois o ano é contínuo, onde serão cursados dois anos em um ano letivo. Mas, se o estudante quiser migrar de outra rede de ensino para a estadual, a matrícula poderá ser feita a partir do dia 5 de abril, para alunos que não fazem parte da rede estadual.
“Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, enunciou Rui.