COMPAIXÃO E SOLIDARIEDADE NAS TRAGÉDIAS

 

Diante do inesperado e trágico, a compaixão surge, entre as virtudes humanas, como a mais humana de todas, porque não só nos abre ao outro, como expressão de amor dolorido, mas ao outro mais vitimado e mortificado. Pouco importam a ideologia, a religião, o status social e cultural das pessoas. Diante da desgraça do outro, não há como não sermos os samaritanos compassivos da parábola bíblica.

Os profissionais que atuam na área da saúde e servidores públicos unem-se nas mais diversas funções com o único objetivo: salvar vidas. Como que um chamado divino, todos se deslocam para o seu local de trabalho para desempenhar o cuidado ao próximo necessitado. Mesmo que cansados, que não estejam na escala de plantão do serviço e sem remuneração, há uma mobilização coletiva por uma espécie de telepatia.

A compaixão tem algo de singular: ela não exige nenhuma reflexão prévia, nem argumento que a fundamente.

A solidariedade obedece à mesma lógica. Vamos ao encontro do outro para salvar-lhe a vida, trazer-lhe água, alimentos, agasalho e calor humano. Sabemos que nos fizemos humanos quando superamos a fase da busca individual dos meios de subsistência e começamos a buscá-los coletivamente e a distribui-los cooperativamente entre todos.

O que nos humanizou ontem, nos humanizará ainda hoje. Por isso é tão comovedor assistir a como tantos se mobilizam, de todas as partes, para ajudar as vítimas e pela solidariedade dar-lhes o que precisam, sobretudo a esperança de que, apesar da desgraça, ainda vale a pena viver.

Torcemos para que neste momento de profunda tristeza e solidariedade, as autoridades e gestores dos municípios enxerguem a tamanha importância dos serviços públicos de saúde tais como a rede móvel de Urgência e Emergência- SAMU e a porta de entrada/pronto socorro do hospital.
Todos nós precisamos de um SUS digno e resolutivo. Mesmo que você tenha acesso a um plano de saúde, os primeiros socorros serão prestados pelo SAMU e PS público. A importância de uma rede móvel bem equipada, com ambulâncias disponíveis, em perfeito estado e com manutenção em dia é tão imprescindível quanto uma estrutura física, de equipamentos e de recursos humanos nos hospitais.

Esta é uma singela homenagem deste site a todos os envolvidos, das diversas cidades, no atendimento da catástrofe ocorrida na cidade de Eunápolis na última noite de quarta-feira, em especial aos samuzeiros e suas fardas azuis.

One Reply to “COMPAIXÃO E SOLIDARIEDADE NAS TRAGÉDIAS”

  1. @ivani.oliveira1
    @daianarodrigues
    @landualdacosta
    @karine.lima2512
    @matiassimonia
    @ritha_dcassia
    @marciofgr
    @ferreira.mat
    @carlossarquis
    @nunescarloscesarbatista
    @dr.fernandooficial
    @gusttavoets
    @drbarbarajulia
    @patriciavitorio
    @fernandes_
    @messias.filho.90
    @wilkerson.araujo.77
    @na_voz_de_lira
    @_biasilva987
    @clarissasilveira
    @edithpikler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.