Diante do inesperado e trágico, a compaixão surge, entre as virtudes humanas, como a mais humana de todas, porque não só nos abre ao outro, como expressão de amor dolorido, mas ao outro mais vitimado e mortificado. Pouco importam a ideologia, a religião, o status social e cultural das pessoas. Diante da desgraça do outro, não há como não sermos os samaritanos compassivos da parábola bíblica.
Os profissionais que atuam na área da saúde e servidores públicos unem-se nas mais diversas funções com o único objetivo: salvar vidas. Como que um chamado divino, todos se deslocam para o seu local de trabalho para desempenhar o cuidado ao próximo necessitado. Mesmo que cansados, que não estejam na escala de plantão do serviço e sem remuneração, há uma mobilização coletiva por uma espécie de telepatia.
A compaixão tem algo de singular: ela não exige nenhuma reflexão prévia, nem argumento que a fundamente.
A solidariedade obedece à mesma lógica. Vamos ao encontro do outro para salvar-lhe a vida, trazer-lhe água, alimentos, agasalho e calor humano. Sabemos que nos fizemos humanos quando superamos a fase da busca individual dos meios de subsistência e começamos a buscá-los coletivamente e a distribui-los cooperativamente entre todos.
O que nos humanizou ontem, nos humanizará ainda hoje. Por isso é tão comovedor assistir a como tantos se mobilizam, de todas as partes, para ajudar as vítimas e pela solidariedade dar-lhes o que precisam, sobretudo a esperança de que, apesar da desgraça, ainda vale a pena viver.
Torcemos para que neste momento de profunda tristeza e solidariedade, as autoridades e gestores dos municípios enxerguem a tamanha importância dos serviços públicos de saúde tais como a rede móvel de Urgência e Emergência- SAMU e a porta de entrada/pronto socorro do hospital.
Todos nós precisamos de um SUS digno e resolutivo. Mesmo que você tenha acesso a um plano de saúde, os primeiros socorros serão prestados pelo SAMU e PS público. A importância de uma rede móvel bem equipada, com ambulâncias disponíveis, em perfeito estado e com manutenção em dia é tão imprescindível quanto uma estrutura física, de equipamentos e de recursos humanos nos hospitais.
Esta é uma singela homenagem deste site a todos os envolvidos, das diversas cidades, no atendimento da catástrofe ocorrida na cidade de Eunápolis na última noite de quarta-feira, em especial aos samuzeiros e suas fardas azuis.
@ivani.oliveira1
@daianarodrigues
@landualdacosta
@karine.lima2512
@matiassimonia
@ritha_dcassia
@marciofgr
@ferreira.mat
@carlossarquis
@nunescarloscesarbatista
@dr.fernandooficial
@gusttavoets
@drbarbarajulia
@patriciavitorio
@fernandes_
@messias.filho.90
@wilkerson.araujo.77
@na_voz_de_lira
@_biasilva987
@clarissasilveira
@edithpikler