Arthur Lira é eleito presidente da câmara no primeiro turno

O deputado federal, Arthur Lira, foi eleito na segunda-feira (01/02), presidente da câmara dos deputados. O deputado teve 302 votos, garantindo sua vitória no primeiro turno. O presidente da câmara tem o poder de definir as pautas de votação do plenário, decidir sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República. Resultado dos 3 primeiros colocados:

Arthur Lira (PP-AL): 302 votos

Baleia Rossi (MDB-SP): 145 votos

Fábio Ramalho (MDB-MG): 21 votos

No primeiro discurso como atual presidente da câmara, Artuhur defende a vacinação da população contra o coronavírus e o equilíbrio nas contas públicas. “Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas”, expressou Lira.

Lira também disse que irá priorizar a votação da chamada PEC Emergencial, que ativa gatilhos para impedir o excessivo endividamento do governo. Falou o que pensa sobre a prorrogação do auxílio emergencial e a vacinação obrigatótia contra o coronavírus: “Ao longo de 2020, defendemos um novo programa, no qual a base da pirâmide brasileira, que está fora do Cadastro Único, tivesse tratamento diferenciado na pandemia. Não conseguimos avançar. A próxima oportunidade será na votação do Orçamento de 2021. Defendo a criação de um programa novo, respeitando o teto de gastos, dentro do novo Orçamento.”

“Acredito que vamos ter ótima adesão à campanha de vacinação. Defendo que qualquer vacina aprovada pela Anvisa seja disponibilizada. Mas toda vacina tem sua restrição e não deve ser obrigatória porque pode ter contraindicações para algumas pessoas conforme as indicações dos laboratórios produtores e as pesquisas.”

Arthur Lira teve o apoio de 11 partidos e do governo, PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, PROS, Patriota, PSC, PTB, PSL e Podemos.

Arthur César Pereira de Lira, nasceu em Maceió, tem 51 anos de idade, é casado, tem 5 filhos, é formado em Direito, é advogado, agropecuarista e empresário. Começou a carreira política como vereador em Maceió, em 1993, e continuou por duas legislaturas. Foi deputado estadual em Alagoas de 1999 a 2011. É deputado federal. Em 2018, foi o segundo mais votado de Alagoas, com 143.858 votos. É líder do Centrão e aliado ao presidente Jair Bolsonaro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *