Uneb entra com embargo contra obra da Prefeitura de Eunápolis que invade terreno do Campus XVIII

A Prefeitura de Eunápolis invadiu uma área da Universidade do Estado da Bahia, doada pelo Governo do Estado da Bahia o ano passado, com o propósito de, segundo o secretário de Infraestrutura, Pedro Bonomo, ampliar uma Rua que dá acesso a um condomínio fechado, denominado Jardins de Eunápolis. O secretário foi alertado pela direção do Centro Integrado de Educação de Eunápolis (CIEE) que informou que o terreno pertence ao Campus XVIII da Uneb. A invasão aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 13 de julho.

Leia aqui publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA)

Na propriedade, que fica na Rua Paulino Mendes Lima, esquina com o acesso aos Jardins de Eunápolis, já funciona o Centro Integrado de Educação de Eunápolis, antigo Colégio Clériston Andrade, que faz parte do projeto de fortalecimento da educação básica no município. No mesmo local serão construídas as edificações do Campus XVIII da Uneb. O campus funciona há quase 20 anos na cidade e ainda não tem sede própria.

UNEB INGRESSOU COM EMBARGO

De Salvador, onde participa de uma reunião do Conselho Superior da Uneb, acompanhado do professor Francisco Cancela, representante do corpo docente da instituição, o diretor do Campus XVIII, Wilson Alves de Araújo, informou à redação que a instituição, após ouvir as instâncias consultivas e a própria Secretaria de Educação do Estado, já ingressou com recurso jurídico para embargar a obra da Prefeitura de Eunápolis.

“Isso agora vai para a esfera jurídica, mas nós temos uma relação muito boa com a Prefeitura de Eunápolis e gostaríamos de acreditar que, de uma forma amigável e com diálogo, possamos suspender essa obra para continuar com a implantação do nosso Centro Integrado de Educação em parceria com a Uneb e a Secretaria de Educação do Estado”. Salientou o diretor.

Segundo ele, o setor administrativo da Uneb está no local acompanhando o problema.

O diretor disse ainda que foi surpreendido com uma ação extemporânea da Prefeitura local. “Essa obra exatamente feita pela Prefeitura se apropria de um espaço onde será edificada a estrutura física que comportará a sede do campus XVIII da Universidade do estado da Bahia e também onde será implantado, junto com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o Centro Integrado de Educação de Eunápolis”. Avisou.

PEDRO BONOMO NÃO SE PRONUNCIOU

A redação do Blog entrou em contato com o secretário de Infraestrutura do município, Pedro Bonomo, mas ele não se manifestou a respeito da ação irregular. Na quinta-feira (12/07), ao colocar as máquinas no local ele chegou a ser alertado por professores do CIEE, mas alegou que não sabia que o terreno pertencia ao Estado e prometeu interromper o serviço. No dia seguinte ele voltou ao local com as máquinas e está abrindo a rua.

DOAÇÃO

Em 03 de junho de 2017, o governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Administração (SAEB), com interveniência da Secretara de Educação (SEC-BA), efetivou a sessão de uso de um terreno medindo 12,774 metros quadrados. A área será utilizada para implantação da sede própria do Campus da Universidade.

 

POR: Blog da RoseMarie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *