Vários sites e emissoras de rádio estão avisando continuamente sobre a tragédia anunciada que a ponte do rio Jequitinhonha está ameaçando. Uma gigantesca estrutura de concreto está a cada dia sendo corroída pelos fenômenos naturais, segundo a PRF estima-se que aproximadamente 5 mil veículos, dentre; carretas, ônibus, bi trens e tri trens atravessam a ponte.
Aço deteriorado, concreto corroído e toras de maneira promovem a sustentação da ponte. Segundo a PRF, a ponte tem capacidade máxima de sustentação de 45 toneladas por veículos, no entanto não raramente alguns motoristas infringem este aviso e atravessam a ponte com quase 100 toneladas.
FOTOS: WHATSAPP/FOCO ATUAL
Conforme nota publicada pelo site “Itapebi Acontece” o DNIT informa:
Nota sobre água pluvial na ponte do Rio Jequitinhonha – Itapebi
Prezado Arnaldo,
Conforme solicitado, seguem informações.
A ponte citada, localizada na BR-101/BA, Km 661, já teve os serviços de roçada e limpeza dos sedimentos que estavam sobre o seu tabuleiro realizados. Segue fotos, em anexo. O acumulo de sedimentos foi ocasionado devido a um acesso irregular a uma fazenda na cabeceira norte da ponte. Essa intervenção inapropriada, realizada através de serviço particular (fazendeiro da região), interditou os equipamentos de drenagem (sarjetas e drenos), provocando acúmulo de água sobre a ponte e a rodovia.
Para mais informações, existe um contrato de conservação e supervisão no trecho, e existe também, um projeto de elaboração de edital para serviços de recuperação da ponte.
Victor Basílio de C. Carmo
Apoio do Gabinete da SR/BA
Nota: Site Itapebi Acontece