O aterro sanitário em Cabrália foi inaugurado pelo ministro do Meio Ambiente.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi acolhido em Santa Cruz Cabrália pelo prefeito Agnelo Santos (PSD) e comitiva – secretários municipais e vereadores – para a grande inauguração da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) Costa do Descobrimento, localizada no município. Somente o prefeito de Cabrália estava presente.

O investimento foi de R$50 milhões, a obra está adequada aos objetivos do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana lançada em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Tendo capacidade de 550 toneladas de resíduos por dia, o novo aterro permite a desativação de 8 lixões na microrregião, atendendo os municípios da Costa do Descobrimento – Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Belmonte. Ao todo, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas, sendo 385 mil habitantes da região, além de turistas e população flutuante.

A Central é equipada e preparada para tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos de construção civil e resíduos perigosos (Classe I), colabora para alcançar as metas do Marco do Saneamento, aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2020, que obriga o fim de todos os lixões do País até 2024.

A unidade da equipe privada Naturalle ocupa uma área de 75 hectares em Cabrália e vai gerar energia ou combustível para indústrias, por meio do reaproveitamento do biogás gerado no aterro, entre outros benefícios.
fonte: bahia40graus.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *