NOVA PRESIDENTE DO PERU É EMPOSSADA APÓS PRISÃO DE PEDRO CASTILLO

No fim da tarde desta quarta-feira 07 de dezembro, depois que Pedro Castillo foi destituído em processo de impeachment e preso no Peru, a vice-presidente Dina Boluarte tomou posse em sessão no Congresso, e é a nova mandatária do país.

Horas antes, Castillo havia anunciado o fechamento temporário do Congresso e a convocação de novas eleições parlamentares. De acordo com ele, uma nova Constituição seria elaborada no prazo de nove meses. A atitude dele foi vista por cientistas políticos e advogados constitucionalistas como uma tentativa de golpe de Estado, semelhante à de Alberto Fujimori, em 1992.

A tentativa de golpe de Pedro Castillo foi condenada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil em nota divulgada hoje. De acordo com o Itamaraty, as medidas adotadas por Castillo, que foi preso na tarde de hoje, eram “incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país [e] representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.

Ainda na nota, “o Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.