Neste sábado 23 de novembro, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Polícia Federal (PF) realizaram a Operação Protegido com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na comercialização ilegal de armas de fogo e outros crimes no município de Porto Seguro/Ba.
A operação foi realizada no bairro Alto do Vilas, em Arraial d’Ajuda, distrito, onde dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As ações foram autorizadas pela 2ª Vara Criminal e visaram coletar novas provas sobre os crimes investigados.
Conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco/MPBA) e pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (Delepat), a operação contou com o apoio da Rondesp Extremo Sul, da Polícia Militar da Bahia.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a apuração dos crimes. Caso os investigados sejam condenados, as penas podem ultrapassar 20 anos de reclusão, considerando a gravidade dos delitos dos envolvidos.
As autoridades reforçam o compromisso no combate ao crime organizado, garantindo mais segurança à população local.