Uma busca inicial no Conjunto Penal de Eunápolis/Ba, nesta segunda-feira 16 de dezembro,.dezoito celulares e 96 facas, além de outros materiais ilícitos, foram confiscados das celas por policiais penitenciários e equipes do Grupo Especializado de Operações Penitenciárias (Geop). Esta ação ocorre sete dias após a fuga de 16 detentos.
De acordo com as informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Reabilitação Social (Seap), os materiais foram encontrados durante uma operação de intervenção, que também resultou na apreensão de cinco pendrives, um carregador e anotações contábeis suspeitas. “Os materiais apreendidos serão analisados a fim de esclarecer a responsabilidade por eles e possíveis atividades criminosas envolvendo os detidos. Considerando a importância das atividades operacionais da intervenção, as visitas sociais foram suspensas por cinco dias. Essa decisão foi comunicada por meio de ofício ao Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA)”, disse Seap.
De acordo com a organização, além da comunicação, foi realizada uma reunião nesta terça-feira (17/12) com defensores públicos da 5ª Defensoria Pública de Eunápolis e representantes da Comissão de Visitação do Presídio. Durante a reunião, que contou com a presença do diretor interino do Conjunto Penal de Eunápolis, agente penitenciário Jorge Magno, foram esclarecidas as medidas e ações que estão sendo implementadas no âmbito da intervenção no CPE, além de alinhar informações para fortalecer a transparência no processo com os familiares e visitantes dos presos.
VEJA TODO MATERIAL APREENDIDO NO CONJUNTO PENAL DE EUNÁPOLIS
– 18 Dezoito celulares
– 96 armas brancas (96 facas)
– Cinco pendrives (cinco drives USB)
– Um carregador
– Anotações com contabilidades suspeitas