EUNÁPOLIS TERÁ UM NÚCLEO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER VÍTIMA DE DIFERENÇA DE GÊNERO

Em um cenário marcado pelo aumento preocupante da violência contra a mulher em Eunápolis, sobretudo casos de violência doméstica e feminicídio, surge uma importante conquista: a criação do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM).

Foi anunciado nesta segunda-feira 15 de abril durante a cerimônia de troca de comando da Polícia Civil na Costa do Descobrimento, o NEAM representa um passo importante no combate à impunidade e na garantia da proteção das mulheres vítimas de violência.

A instalação do NEAM é resultado de uma indicação da deputada Cláudia Oliveira, que, em março de 2023, diante do agravamento dos números de violência contra a mulher na região, propôs a criação do núcleo ao governador Jerônimo Rodrigues.

“É fundamental termos um local onde as vítimas possam ser ouvidas e acolhidas no momento da violação de seus direitos e integridade. A NEAM representa um avanço significativo na proteção das mulheres, proporcionando atendimento especializado nas situações de violência doméstica e feminicídios”, destacou Cláudia Oliveira. .

UM PROBLEMA ENRAIZADO:

Eunápolis, assim como diversos municípios brasileiros, enfrenta uma triste realidade: a violência contra a mulher se configura como um problema enraizado na sociedade, ceifando vidas, sonhos e esperanças. Dados alarmantes comprovam essa triste realidade:

AUMENTO DOS CASOS:

Nos últimos anos, Eunápolis presenciou um crescimento expressivo no número de casos de violência contra a mulher.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:

A grande maioria das vítimas sofre violência dentro de casa, em um ambiente que deveria ser seguro e acolhedor.

FEMINICÍDIO:

O número de feminicídios também preocupa, evidenciando a extrema brutalidade e o ódio direcionados às mulheres.

O QUE É O NEAM?

O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) é um espaço dedicado ao atendimento especializado à mulher em situação de violência doméstica e familiar. O NEAM oferece um conjunto de serviços, como:

Acolhimento e escuta qualificada;
Orientação jurídica e psicológica;
Medidas protetivas de urgência;
Acompanhamento em delegacias e no sistema de justiça;
Apoio social e encaminhamento para outros serviços da rede de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *