ESCLARECIMENTO SOBRE A REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO

Em reportagem na data de hoje, 3 de dezembro, o conceituado Jornal Folha de São Paulo, divulgou o atual estado de saúde de Pelé. Noticiou que o mesmo está Internado desde a última terça (29) no Hospital Israelita Albert Einstein, Pelé, 82, e foi diagnosticado com câncer de intestino , operado em Setembro de 2021 e seguia com a proposta terapêutica de quimioterapia até o ” tratamento não responder ” e iniciar cuidados paliativos exclusivos.

Sabe-se que Pelé já tem o diagnóstico de câncer com metástases há mais tempo do que ele recebeu a indicação iniciar a proposta terapêutica de cuidados paliativos.

Cuidados Paliativos são para pacientes e famílias que estão em sofrimento; não apenas para ” tratamento que não responde”.

Provavelmente agora ele vai ter uma vida que vale a pena viver, sendo cuidado em todas as suas dimensões humanas, agora com alívio do sofrimento que poderia existir nesta jornada de adoecimento e que poderia sufocar a alegria de estar vivo.

Há várias formas de ajudar quem precisa de cuidados paliativos. Uma delas é apoiar uma política nacional no sus , outra é difundindo conceito correto. Paliativos é vida, é pra quem está vivo.

É um privilégio de poucos no Brasil ter acesso a Cuidados Paliativos de qualidade a ponto de proporcionar até mais tempo de vida ao paciente do que ele teria se permanecesse apenas recebendo quimioterapia.

Desejamos que Pelé receba todo  carinho, amor e excelência de cuidados pois você é a vitória eterna e infinita que mora em nossos corações.

 

Fonte da reportagem, Dra Ana Célia Pimentel… Especialidades; Clínica Geral, Intensivista, e Paliativista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.