COMITÊ GESTOR DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA GERAR EMPREGO E RENDA EM EUNÁPOLIS

Comitê gestor discute políticas públicas para gerar emprego e renda em Eunápolis

 

Com o propósito de construir o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico de Eunápolis, a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Eunápolis promoveu, nesta quarta-feira (07/07), uma reunião preliminar do Conselho Gestor da Micro e Pequena Empresas de Eunápolis.
O Conselho se pauta por lei municipal criada em 2010 e reeditada em 2016 cujo objetivo é discutir políticas públicas que solucionem e/ou minimizem o problema do desemprego e aumente a presença do empreendedorismo na cidade, que vem numa crescente desde 2010. Basta dizer que, das 8,5 mil empresas registradas em Eunápolis, 4 mil CNPJ’s são MEI (micro empreendedor individual). Este número é quase metade dos MEI registrados em Porto Seguro, de acordo com o economista Admir Wetler Júnior.
FÓRUM PERMANENTE
O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, economista Mirabeau Andrade, que conduziu o evento, ressaltou que o desafio é construir um Fórum de Discussão permanente em torno dos desafios do empreendedorismo e da geração de empregos e renda, bem como traçar um cronograma de trabalho de médio e longo prazo com metas até 2025.
Para ele, a parceria entre a prefeitura de Eunápolis, o legislativo e o setor privado favorece a elaboração de políticas públicas.
“O grande objetivo nosso é criar empresas, gerar desenvolvimento e emprego para o trabalhador. A gente acredita muito nisso tanto que nos últimos anos temos trabalhado nesta direção, agora mais ainda com o apoio da prefeita Cordélia Torres e do presidente da Câmara de Vereadores, certamente isso vai inspirar outros parceiros”. Frisou.
QUALIFICAÇÃO E INOVAÇÃO
O baixo índice de escolaridade também foi tema do encontro. O representante da Unesulbahia, Álvaro Camilo Dias destacou a importância de trabalhar a qualificação dos profissionais de acordo com as demandas do setor privado. “Temos que nos comunicar com outras instituições de ensino e trabalhar a pesquisa e extensão e o fomento público ou privado dessas iniciativas”.
De acordo com a representante do Sebrae, Jane Ferreira, a articulação entre secretarias municipais, o Sebrae, órgãos de financiamento, aliado à tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico é fundamental para o desafio de gerar empregos e ampliar o empreendedorismo. “Responder a esses desafios, diante de tantas mudanças tecnológicas, faz parte desse trabalho”, defendeu.
O encontro teve lugar no auditório do andar térreo da Câmara de Vereadores de Eunápolis, no Bairro Dinah Borges, com a participação dos coordenadores da secretaria de Desenvolvimento Econômico: Mirabeau Andrade, Admir Wetler Jr. , Elias Porto e a assessora administrativa, Júlia Souza. Representando a sociedade civil os diretores da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Eunápolis, Willian Gil Morato e Valmir Lima; pelo Sebrae, Jane Ferreira da Silva, pela Unesulbahia, o professor Álvaro Camilo Dias, o empresário Thiaggo Rizzo, da Prodem, e do Clube de Diretores Lojistas, Mirna Nelcy Dantas, além do presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.