Nesta última quinta-feira 21 de dezembro, dois detentos escaparam do presídio de Eunápolis no fim da tarde. Segundo informações da coordenação da unidade, os fugitivos são Uillian da Silva Guimarães, conhecido como “Gordura”, e Jackson Araújo do Nascimento Júnior, apelidado de “Junior”.
Durante um suposto atendimento médico dentro do conjunto penal, escoltados por dois agentes de disciplina, os presos iniciaram um confronto físico, gritando “água de coco” como sinal.
A luta resultou na libertação dos detentos das algemas, e eles fugiram em direção ao alambrado do presídio. Testemunhas relatam a presença de dois homens encapuzados e armados do lado de fora do presídio, em um carro, que efetuaram disparos contra os agentes. Após escalar o alambrado, os fugitivos desapareceram.
Os três agentes envolvidos foram interrogados pela Polícia Civil sob suspeita de facilitação de fuga, conforme o artigo 351 do Código Penal Brasileiro, mas foram liberados por volta das 21:00 horas. O caso segue sob investigação, com esforços para localizar os foragidos.
UM DOS FUGITIVOS FOI CONDENADO POR MORTE DE PM
Uillian da Silva Guimarães, um dos fugitivos, foi condenado a 28 anos por participação na morte de um policial militar em 2015, durante um assalto a banco em São José da Vitória, no sul do estado.
AGENTES FORAM OUVIDOS E LIBERADOS
Os três agentes envolvidos foram conduzidos e apresentados no plantão policial, por suspeita de infração do artigo 351 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de dois a seis anos, e multa, para quem facilita a fuga de pessoa presa. Eles foram ouvidos e liberados por por volta das 21:00 horas. Os celulares deles foram apreendidos para investigação.
A polícia ainda investiga o caso e busca pistas para localizar os detentos foragidos.