CÂMARA DE VEREADORES DE EUNÁPOLIS APROVA 100% DE REMANEJAMENTO PARA O EXECUTIVO EM SEÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Nesta segunda-feira 30 de Janeiro de 2023, em sessão extraordinária, na câmara de vereadores, os Edis aprovaram o projeto de lei 001/2023, que concede autorização a prefeita de Eunápolis Cordélia Torres a remanejar até 90% de créditos adicionais suplementares ao Orçamento 2023 do município. No ano passado, a Câmara aprovou apenas 10% de remanejamento, mas agora decidiu conceder mais 90% perfazendo 100 de autorização para créditos adicionais em seção extraordinária convocada pela gestão.

O projeto provocou uma grande polêmica e recebeu dois votos contrários, mas foi aprovado por 12 vereadores.

Os vereadores que votaram SIM ao projeto foram; Adriano Cardoso, Adeilson do Açougue, Arthur Dapé, Carmem Lúcia, Fábio Arruda, Francis Gabriel, Gildair Almeida, Jairo Brasil, José Carlos dos Taxistas, Marcão do Salão, Tiago Mota e Tó do Cavaco. 

Os vereadores que votaram NÃO ao projeto foram; Renato Bromochenkel e Pedro Queiroz.

O vereador e pastor Renato Bromochenkel do (Avante) usou a tribuna e se posicionou contrário ao projeto de lei 001/203. Numa questão de ordem, o parlamentar disse que o projeto “lhe foi enviado com um pedido de apenas 20% de remanejamento, e o que foi apresentado solicita 90% sem dizer para quê” (sic). Renato concluiu que a “lei orçamentária perdeu o sentido e que irá judicializar a matéria”.

Em resposta à questão de ordem, o presidente da Casa, Jorge Maécio (Progressistas) que não se posicionou com seu voto por não ter a obrigação, a não ser por voto de minerva, explicou que “o projeto 001/2023 estava sendo apresentado naquela mesma sessão e que, portanto, o autor do projeto [Poder Executivo] poderia alterar o projeto original”.

E a população Eunapolitana alega que a seção deveria ser divulgada antecipadamente para que os mesmos pudessem ir a câmara acompanhar a votação do projeto de lei, onde alegam ser um absurdo designar um percentual desse tamanho a qualquer um executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *