Nesta quinta-feira 30 de outubro, um dos principais operadores financeiros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A prisão foi resultado de uma ação conjunta do Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Criminais (Gaeco Sul), com apoio da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Federal.
O homem foi localizado em via pública, dentro de um veículo, após um trabalho de inteligência e monitoramento das forças de segurança. O mandado de prisão preventiva foi expedido no âmbito da Operação Off White, deflagrada nesta quinta pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro operado por integrantes do PCC, empresários e traficantes de drogas.

De acordo com o MPSP, a operação também cumpriu oito mandados de prisão e onze de busca e apreensão na cidade de Campinas (SP), além de determinar o sequestro de 12 imóveis de alto padrão e o bloqueio de valores bancários dos investigados.
As investigações apontam que o homem preso em Porto Seguro atuava na movimentação e disfarce de recursos ilícitos provenientes do tráfico de drogas, realizando transações imobiliárias e financeiras para ocultar a origem dos valores e os verdadeiros beneficiários. O esquema teria se intensificado após divergências internas entre integrantes da facção, reveladas em operações anteriores do Gaeco paulista, como a Linha Vermelha e a Pronta Resposta.
Os investigados respondem por lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A operação reforça a integração entre os órgãos de segurança estaduais e federais no combate ao crime organizado no país.


