SEAP AFASTA TODA A DIRETORIA DO PRESÍDIO DE EUNÁPOLIS PARA INVESTIGAÇÃO DA FUGA DOS DETENTOS

Neste último sábado 14 de dezembro de 2024, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP), como de praxe, anunciou o afastamento da diretora Joneuma Silva Neres, do diretor adjunto e do coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis/Ba, após uma grave ocorrência de fuga de 16 detentos. O episódio, que ocorreu na noite de quinta-feira (12/12), gerou inquietação sobre a segurança no sistema prisional baiano.

A SEAP determinou uma intervenção na unidade, sob a supervisão de José Magno Alves Pinto, diretor da Superintendência de Gestão Prisional. Ele liderará a comissão de intervenção pelo prazo de 30 dias, conforme publicado no Diário Oficial da Bahia.

As circunstâncias da fuga foram alarmantes. Homens armados cortaram a grade do presídio e, após troca de tiros com policiais penais, conseguiram abrir duas celas, libertando Edinaldo Pereira da Silva, líder de uma facção criminosa, além de outros quinze internos. Para facilitar a fuga, utilizaram cordas feitas de lençóis e escaparam por um matagal.

Um inquérito foi aberto para investigar o incidente, enquanto as polícias Civil e Militar fazem buscas intensivas para recapturar os fugitivos. A empresa responsável pela segurança, “Reviver”, afirmou ter acionado a polícia, mas lamentou a chegada tardia dos agentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *