Logo pela manhã desta sexta-feira 01 de novembro de 2024, o vereador reeleito de Eunápolis, Adriano Cardoso Caires (PP), de 34 anos, foi preso por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Uma pistola 9mm, com numeração raspada, foi encontrada dentro da caixa acoplada do vaso sanitário durante mandado de busca e apreensão em sua casa, no bairro Caminho das Árvores, em desdobramento da operação eleitoral de 06/10 deste ano. Nestas eleições, Adriano, do Partido Progressistas (PP), foi o vereador mais votado da história de Eunápolis e toda a região, com 2.760 votos.
MANDADOS EM ENDEREÇOS DE ASSESSORES
Segundo informações que obtivemos, outros dois mandados foram cumpridos nesta sexta-feira em endereços de três assessores diretos de Adriano. Foram apreendidos computadores, notebooks e celulares, e os assessores estão sendo ouvidos. As diligências seguem pela 188ª Zona Eleitoral de Eunápolis.
ARMA DE FOGO
Segundo informações, Adriano, a esposa e a filha estavam em casa no momento da busca. A pistola 9mm foi achada no banheiro da suíte do casal. O vereador não possui autorização de porte ou documentação da arma.
FUGA DE ADRIANO CARDOSO
De acordo as informações, ao perceber a aproximação dos policiais, Adriano fugiu em alta velocidade. Mais tarde, ele se apresentou na delegacia após contato do advogado com a polícia. Adriano foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e numeração raspada. Ele permanece preso, sem direito a fiança, e aguarda audiência de custódia. A polícia não comentou sobre a prisão devido ao estado de greve. A defesa de Adriano ainda não se pronunciou.
SUSPEITA DE CRIME ELEITORAL
Os mandados desta sexta foram emitidos após análise de dispositivos eletrônicos apreendidos na casa de Adriano em outubro, investigado por suspeitas de compra de voto, transporte ilegal de eleitores e usurpação de funções da Justiça Eleitoral.