Um míssil atingiu um prédio do governo da cidade de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, com 1,4 milhões de habitantes, na manhã desta terça-feira (1). As imagens divulgadas por um ente estatal mostram uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local.
Kharkiv é uma cidade que fica a pouco mais de 30 km da fronteira com a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou um vídeo do momento da explosão e afirmou que a Rússia trava uma guerra pautada em violação do direito internacional humanitário, matando civis e espalhando destruição. “O principal alvo da Rússia são as grandes cidades que agora são disparadas por seus mísseis”, escreveu em nota o Ministério.
O governante da região, Oleg Sinegubov, relatou que mísseis Grad e de cruzeiro atingiram áreas residenciais e o prédio oficial do governo, mas afirmou que a cidade segue resistindo. “Tais ataques são um genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil”, disse Sinegubov.
O clima de tensão segue enquanto há expectativa para uma segunda rodada de negociações, depois que a primeira reunião terminou sem avanços, nesta segunda-feira (28). Os representantes dos dois países concordaram em voltar às suas capitais para discutir pontos da conversa e devem marcar uma segunda rodada de reuniões, informou a agência estatal russa RIA, citando um funcionário do governo ucraniano.
Fonte: G1