Nesta última quinta-feira 25 de janeiro, policiais militares da Cipe-Mata Atlântica resgataram, em Eunápolis, um casal de adolescentes de 17 anos que havia sido sequestrado na noite anterior de quarta-feira por um grupo de facção criminosa.
Os jovens estavam sob ameaça de serem submetidos ao ‘desembolo’, um termo utilizado pela facção criminosa para se referir ao processo de ‘julgamento’ de membros ou de pessoas que infringem o ‘código de conduta’ da organização.
Os adolescentes foram encontrados em uma área de pasto nos fundos do conjunto habitacional Parque da Renovação, na zona oeste da cidade.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre possíveis torturas sofridas pelos mesmos. A quadrilha responsável pelo sequestro fugiu após o avistarem a chegada da polícia.
FOTO COM SINAL DE FACÇÃO: A CAUSA DO SEQUESTRO
As investigações indicam que a origem do incidente ocorrido quinta-feira remonta a cerca de um ano atrás, quando a adolescente, moradora de uma cidade vizinha, postou uma foto, exibindo um gesto com três dedos, associado a uma facção criminosa. Recentemente, ela estava passando alguns dias no Parque da Renovação. Seu ex-namorado, residente em outro bairro, foi visitá-la no dia do sequestro.
Segundo informações, uma moradora do Parque da Renovação observou a foto, fez uma captura de tela e a enviou para líderes de um grupo criminoso rival. Como resultado, a jovem foi levada para uma área deserta em um suposto ‘acerto de contas’.
Sequestros dessa natureza, comumente ligados ao ‘tribunal do crime’, muitas vezes resultam em tortura e assassinatos, e várias vítimas jamais são encontradas.