Nesta última segunda-feira 09 de dezembro de 2024, durante sua participação no programa Ubaldino Júnior na rádio Porto Brasil FM, o prefeito de Porto Seguro/Ba, Jânio Natal (PL), abordou a possibilidade de enfrentar uma nova eleição na cidade. Apesar de seu grupo político expressar ceticismo quanto ao risco, Jânio reconheceu que essa possibilidade não pode ser descartada.
Em sua entrevista, Jânio construiu uma narrativa em que a possível derrota no TSE seria atribuída ao seu vínculo com o PL, partido associado a Bolsonaro. No entanto, essa justificativa carece de fundamento. O motivo real que pode levar à perda de sua candidatura é a infração da legislação eleitoral, uma vez que ele concorreu a três eleições consecutivas: em 2016 (Belmonte), 2020 e 2024 (Porto Seguro). A Procuradoria Geral Eleitoral já solicitou a cassação de seu registro. Se o TSE acatar a solicitação, Jânio poderá ser impedido de assumir o cargo em 2025, mesmo que diplomado, caso o julgamento ocorra antes de 1º de janeiro.
Durante a conversa, Jânio fez críticas sobre a Constituição Federal, enfatizando a complexidade da justiça no país. “Nós vivemos em um país democrático! Embora todos saibam que a Justiça no Brasil é muito complicada. Eu sou do PL, e tenho orgulho de ser do PL até o dia da minha morte. No meu caixão, quero a bandeira do PL”, afirmou Jânio Natal.
Embora não haja uma data definida para o julgamento de Jânio, que deve ocorrer antes do recesso de fim de ano, o futuro político de Porto Seguro permanece incerto e suscita discussões sobre um possível novo pleito. Essa situação, caso se concretize, certamente abrirá um novo capítulo na história política local.
E depois dessa matéria pronta, o TSE marcou o julgamento do atual prefeito para a próxima quinta-feira 12 de dezembro de 2024, onde a sua diplomação está marcada para o dia 13/12 na sexta-feira.
Aguardamos cenas do próximo capítulo dessa no ela que não tem fim.