Nesta última terça-feira 23 de setembro, foi realizada uma operação conjunta de inteligência entre forças de segurança estaduais e federais, que resultou na prisão de Benonino Eleutério Filho, considerado o braço direito de um dos líderes do Primeiro Comando de Vitória (PCV), facção criminosa do Espírito Santo.
A prisão ocorreu na cidade de Porto Seguro/BA, graças a um trabalho integrado que envolveu equipes do GAECO-ES, FICCO-MG, Polícia Federal, GAECO-MG, DINT/PMES, SSP-BA, BOPE-BAA, CORE-BA, ATI/8RPM/PMMG, DIP-BA e CPR Extremo Sul.
Benonino era responsável pela gerência do tráfico de drogas e armas na região de Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. Ele possuía mandados de prisão por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de histórico criminal que incluía porte ilegal de arma e homicídio.
Essa prisão faz parte da Operação Baeza, coordenada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), que visa desarticular a atuação do PCV na Grande Vitória. As investigações revelaram que, mesmo com líderes presos, o grupo continuava ativo no tráfico e na execução de homicídios.