GOVERNO DO ESTADO ABRE DISPENSA EMERGÊNCIAL PARA LICITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO AEROPORTO DE PORTO SEGURO

De acordo as informações, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) publicou um aviso de dispensa nesta quinta-feira 16 de Janeiro, a licitação para contratação emergencial de uma empresa para gerir o Aeroporto Internacional de Porto Seguro. As empresas interessadas podem apresentar propostas até a próxima terça-feira (21/01/25), e o critério principal de escolha será o valor da outorga mensal aliado à experiência demonstrada no plano de negócios.

CONDIÇÕES DO TERMINAL

Atualmente gerido pela concessionária Sinart, o terminal do Governo da Bahia enfrenta problemas como falta de ar condicionado, ventilação precária, instalações antigas e saguão apertado com poucos assentos. A presença de quiosques nos corredores também dificulta a circulação dos passageiros.

OBRAS NA PISTA

Em junho do ano passadso, a Seinfra concluiu uma obra na pista do aeroporto, aumentando o comprimento de 1.850 metros para 2.000 metros e a largura para 45 metros, com custo superior a R$ 21 milhões. A melhoria adequou o terminal às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permitindo o recebimento de aeronaves com maior capacidade de passageiros.

PROJETO DO NOVO AEROPORTO

O atual terminal, localizado no bairro Cidade Alta, próximo ao Centro Histórico, deve ser substituído por um novo aeroporto, cujo projeto está em desenvolvimento pela Seinfra. O futuro terminal será construído em uma área de 2,7 milhões de m², nas imediações da Vila Orádia e Pindorama, em Santa Cruz Cabrália.

Uma vez finalizado, o projeto será utilizado para a licitação de concessão na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). O leilão estava previsto para julho de 2024, mas foi adiado. As obras do novo terminal, previstas para iniciar no primeiro semestre de 2025, devem durar três anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *