ESQUEMA DE TRÁFICO INTERNACIONAL ATRAVÉS DOS CORREIOS

Na manhã desta terça-feira 10 de dezembro de 2024, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do Distrito Federal deflagrou uma operação para desmantelar um esquema de tráfico internacional de drogas, que operava por meio de envios e recebimentos pelos Correios. Entre maio e setembro de 2023, o grupo movimentou cerca de R$ 12 milhões com atividades ilícitas.

Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão em várias localidades, incluindo Porto Seguro (BA), Brasília (DF), Pirenópolis (GO) e Itapema (SC), expedidos pela 2ª Vara de Entorpecentes do TJDFT. Um dos alvos da operação é conhecido como “rei do lixo” em Salvador, ligado a um esquema que movimentou R$ 1,4 bilhão em fraudes licitatórias na Bahia.

As investigações revelam que um dos suspeitos receberia drogas sintéticas, como ecstasy, de países europeus, sendo ele alvo de um mandado de prisão preventiva. Aproximadamente 6,5 kg de ecstasy, provenientes da Holanda e da Alemanha, foram apreendidos. Os entorpecentes eram destinados à revenda para traficantes do DF e enviados a outros estados pelo serviço postal.

O grupo também adquiria drogas de facções criminosas locais, armazenando-as em quartos de hotéis e imóveis alugados para distribuição. Até o momento, 18 membros foram identificados, com 7 já presos por tráfico em outros processos. A Ficco/DF é composta por diversos órgãos de segurança pública e visa a cooperação no combate ao crime organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *