Foi deflagrada na madrugada desta terça-feira 20 de janeiro, no distrito de Montinho que pertence a cidade de Itabela/Ba, uma Operação policial conjunta entre Polícia Civil e Militar, contra uma facção criminosa, que terminou com dois mortos e o delegado de Eunápolis/Ba baleado. Os suspeitos, ambos tinham passagens policiais e eram acusados de tráfico e homicídios.

Segundo informações das forças de segurança, a ação foi deflagrada após o setor de inteligência identificar a presença de integrantes de uma facção criminosa responsável por homicídios e outros crimes violentos registrados na região.
À frente da operação estava o delegado Manuel Vieira, titular da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, que acabou sendo atingido por um disparo de arma de fogo no braço direito. O projétil ficou alojado, e o delegado foi socorrido para uma unidade hospitalar, onde deverá passar por procedimento cirúrgico para retirada da bala. O estado de saúde é considerado estável.

Durante o confronto, dois homens morreram. Eles foram identificados pelos apelidos de Playboy e Gringo, ambos investigados por envolvimento em crimes violentos, incluindo um homicídio ocorrido no bairro Gusmão, em Eunápolis, no final de 2025.
No local da operação, os policiais apreenderam armas de fogo, rádios comunicadores, aparelhos celulares, balaclavas, roupas camufladas e outros materiais utilizados pela organização criminosa.
A operação reforça o combate das forças de segurança à atuação de facções criminosas no Extremo Sul da Bahia e integra um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da criminalidade violenta na região.



