CPI DAS FESTAS JUNINAS: MP FISCALIZA CONTRATAÇÕES DOS ARTISTAS POR TODA BAHIA

Na manhã desta quinta-feira 02 de junho, tivemos a informação de que o Ministério Público através do promotor da moralidade administrativa, Dr. Frank Ferrari, em entrevista a rádio Metrópole, está de olho nas contratações de artistas para se apresentar em cidades que farão festa de São João em toda o estado da Bahia.

Os cachês de artistas contratados com dinheiro público começaram a ganhar notoriedade após a chamada ‘CPI do Sertanejo’, que começou após uma crítica do cantor Zé Neto, da dupla com Cristino, a uma uma tatuagem no ânus de Anitta.

Zé Neto afirmou que não dependia da Lei Rouanet e que seus cachês “quem paga é o povo”. A discussão que se seguiu à sua frase, dita num show em Mato Grosso, mostra que os sertanejos, em geral apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, se valem de recursos públicos para impulsionar suas carreiras, ainda que se gabem de não usar a Lei de Incentivo à Cultura.

“Sem dúvida o ministério público está acompanhando [os pagamentos na Bahia]. Houve expedição de recomendação pela Procuradora-Geral de Justiça estimulando os membros a fazerem esse acompanhamento em seus municípios e à vista de irregularidades tomar providências cabíveis a cada caso, mas sem dúvidas o MP está acompanhando os gastos com festejos juninos”, disse.

O promotor ponderou que a fiscalização leva em conta o momento vivido por cidades baianas. “Estamos em um São João muito peculiar, depois de pandemia e restrições de mobilidade e ressocialização, então isso precisa ser considerado nas ações fiscalizatórias”, disse.

Na Bahia, um caso já chamou atenção. Para realizar o sonho de ver o cantor sertanejo, Gusttavo Lima, cantar na cidade de Teolândia, no baixo-sul da Bahia, durante a Festa da Banana, a prefeita Maria Baitinga de Santana (PP), conhecida como Rosa, vai desembolsar R$ 704.000,00 por uma apresentação de 01:30 horas do artista, no evento que acontece a partir do próximo sábado 04 de junho próximo e se estende até o dia 13 do mesmo mês.

De acordo com uma reportagem do Estadão, o município, no evento, vai gastar R$ 1,2 milhão para custear os cachês dos artistas, mesmo após ter sofrido com as chuvas, em dezembro do ano passado, e no momento em que a população ainda enfrenta os efeitos dos desastres. Gusttavo Lima se apresenta na festa neste domingo (5).

Assim fica o alerta também para a cidade de Eunápolis no extremo Sul baiano, com as contratações dos artistas para o Pedrão. Onde chamou a atenção de toda uma sociedade e o Ministério Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *