CORONEL PARAÍSO E ULDURICO JÚNIOR ENTRAM EM QUEDA DE BRAÇO NO EXTREMO SUL BAIANO

Esse fim de ano, o Extremo Sul baiano vive um momento de intensa agitação, marcado por uma luta de braço pelo poder que inclui figuras proeminentes da área. O Coronel Paraíso, que recentemente começou a governar áreas-chave, é visto como o principal beneficiário das mudanças nas direções dos Conjuntos Penais de Teixeira de Freitas e Eunápolis. Essas prisões, erguidas devido às articulações do ex-deputado Uldurico Pinto, tornaram-se centros de uma disputa política acirrada entre ambos.

A competição entre o Coronel Paraíso e Uldurico Pinto é evidente. Especialistas em política apontam que a recente troca nas direções das unidades prisionais favorece o coronel, que estaria supostamente alinhado a grupos opostos ao ex-deputado. Essa mudança de liderança nas prisões, que gerenciam orçamentos consideráveis, suscita suspeitas sobre interesses políticos e econômicos ocultos da região.

No Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, a administração anterior era elogiada por incentivar a educação entre os presos e não havia registrado rebeliões, fugas ou óbitos. Mesmo com esse histórico positivo, houve uma troca na direção, levantando dúvidas sobre as verdadeiras razões por trás dessa decisão. Em Eunápolis, a diretora Joneuma Silva Neres que era indicada por Uldurico, foi afastada por 30 dias após a fuga de 16 detentos, embora as gestões anteriores tenham contabilizado cerca de 40 escapadas sem consequências semelhantes.

O Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDIREI) está monitorando atentamente a situação. Seu presidente enviou relatórios à Organização das Nações Unidas (ONU), denunciando as condições enfrentadas pelos detentos nos Conjuntos Penais de Eunápolis e Teixeira de Freitas. O IDIREI também aponta casos relacionados a mortes associadas às atividades de facções criminosas dentro das prisões, revelando a gravidade da situação.

A rivalidade entre o Coronel Paraíso e Uldurico Pinto se intensificou ao ponto de atrair indivíduos influentes no plano nacional. O ministro da Defesa, José Mucio, próximo a Uldurico, foi contatado, sugerindo que essa disputa local pode ter repercussões em níveis mais elevados do governo.

Enquanto isso, os moradores do Extremo Sul da Bahia acompanham com preocupação esses eventos sabendo que os desdobramentos dessa briga por poder já está afetando diretamente na segurança e qualidade de vida dos munícipes da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *