Nesta quinta-feira 21 de setembro, a Câmara Municipal de Vereadores de Eunápolis aprovou, em sessão ordinária, as contas da prefeitura, sob a gestão de Cordélia Torres (União Brasil), relativas ao exercício de 2021. Em votação secreta, foram nove votos contrários e oito favoráveis à aprovação das contas da prefeita.
O parecer da Comissão de Finanças, Orçamento, Contas e Fiscalização do Legislativo municipal, opinou pela aprovação das contas. Em abril deste mesmo ano, também os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) haviam aprovado as contas de Cordélia Torres relativas a 2021.
Ao final da votação, o presidente da Casa, Jorge Maécio, explicou que, quando o parecer do TCM é pela aprovação, são necessários apenas seis votos favoráveis na Câmara para que as contas sejam aprovadas, e 12 votos para que sejam rejeitadas.
APROVAÇÃO DAS CONTAS NO TCM
As contas relativas de 2021 haviam sido aprovadas no TCM com ressalvas. Em sua defesa, a gestora apresentou justificativas que o TCM “entendeu pertinentes para o esclarecimento dos fatos”.
Diante disso, “constatou-se que as pendências alegadas foram sanadas”, conforme justificativa da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Contas e Fiscalização para opinar pela aprovação das contas.