A Naturaves divulgou uma nota de esclarecimento sobre o vazamento de amônia ocorrido na manhã desta segunda-feira 18 de setembro na área de produção do frigorífico de abate de frango situado na região de Mundo Novo, a aproximadamente 10 quilômetros do centro urbano de Eunápolis/Ba.
A empresa salientou que a amônia é somente utilizada nas tubulações para refrigeração, e o produto não entra em contato com os alimentos durante o processo de produção.
FUNCIONÁRIOS HOSPITALIZADOS
No total, foram 11 funcionários internados na ala vermelha do Hospital Regional de Eunápolis devido à intoxicação por inalação do produto. Dez colaboradores foram encaminhados pela própria empresa para o atendimento médico-hospitalar. Outra funcionária chegou a ir para casa, mas, por volta das 13h, procurou atendimento no Regional.
Mais de 10 pessoas deram entrada no Hospital Regional
Segundo a Naturaves, todos eles se encontram em observação, mas fora de risco. “A empresa segue acompanhando a evolução clínica desses trabalhadores e prestando toda a assistência possível para a pronta recuperação de cada um”, segundo a nota.
Os efeitos da inalação da substância variam conforme o nível de exposição. O gás pode causar queimaduras nos sistemas digestivo e respiratório, além de poder levar a sangramentos nasais e labiais, redução na oxigenação sanguínea e danos renais.
ATIVIDADES SUSPENSAS
Não houve explosão, e o vazamento de gás foi localizado. Conforme a nota, o incidente foi rapidamente controlado e houve a imediata evacuação do local e das imediações, entre outras medidas de contenção adotadas.
A Naturaves informou que todas as suas atividades foram imediatamente suspensas e que as equipes de segurança estão trabalhando para identificar e eliminar o fator que motivou o incidente.
A previsão é que os trabalhos sejam retomados na terça-feira. Contudo, somente depois de checada a segurança e salubridade de toda a área, a fim de garantir um ambiente seguro aos colaboradores.
“Por fim, a companhia informa que sempre observou todas as regras e notas técnicas referentes ao ambiente e segurança no trabalho, assim como mantém incólume o fornecimento de EPI e EPC para todos os seus funcionários”, concluiu a nota.
O INCIDENTE
O vazamento de amônia causou um grande tumulto dentro da fábrica. Gravações feitas no momento do incidente mostram funcionários passando mal e sendo socorridos por colegas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encaminhou as vítimas ao Hospital Regional.