Mais de 220 pessoas foram mortas e 843 ficaram feridas depois que um tsunami atingiu cidades costeiras no Estreito de Sunda, na Indonésia, segundo autoridades do governo.
As ondas do tsunami atingiram a noite sem qualquer aviso, destruindo centenas de edifícios.Autoridades dizem que o tsunami pode ter sido causado por deslizamentos submarinos depois que o vulcão Anak Krakatau entrou em erupção.O Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra, liga o Mar de Java ao Oceano Índico.
O que é o mais recente?
A agência de gerenciamento de desastres alertou as pessoas para ficarem longe do litoral devido ao medo de outro tsunami.O tsunami de sábado ocorreu às 21:30, hora local (14: 30GMT), durante um feriado local.Ele atingiu vários destinos turísticos populares, incluindo o resort de praia Tanjung Lesung, no oeste da ilha de Java.Autoridades dizem que mais de 100 pessoas foram mortas em Pandeglang – um distrito turístico popular em Java conhecido por suas praias e parque nacional.
As mortes também foram relatadas no distrito de Serang e no sul de Lampung e Tanggamus em Sumatra. Autoridades temem que o número de mortes possa aumentar ainda mais.Imagens compartilhadas na mídia social mostraram uma grande onda quebrando em uma barraca no resort, na qual uma banda de rock indonésia popular, Seventeen, estava se apresentando. Membros da banda foram vistos sendo arrastados quando a onda destruiu o palco.Em um vídeo chocante do Instagram, a cantora Riefian Fajarsyah, disse que o baixista da banda e o gerente da estrada morreram, e que três outros membros da banda e sua própria esposa estavam desaparecidos.
Um membro da equipe, Zack, disse no Instagram que ele sobreviveu agarrando parte do palco, e “nos segundos finais [debaixo d’água] eu quase fiquei sem fôlego”, informou a Reuters.
Kathy Mueller, oficial da Cruz Vermelha, disse à BBC: “Há destroços espalhados pelo chão, carros esmagados, motocicletas esmagadas, estamos vendo prédios desmoronados”.
Parece que a estrada principal para Pandeglang foi seriamente danificada, o que dificultou a chegada de equipes de resgate à área, acrescentou ela.
Testemunha ocular Asep Perangkat disse que “os carros foram arrastados cerca de 10 metros, assim como os contêineres”.
“Edifícios à beira da praia [Carita] foram destruídos, árvores e postes de eletricidade caíram no chão”, disse ele à agência de notícias AFP.
De acordo com a agência de gestão de desastres, as taxas atuais de morte são:
- Distrito Pandeglang – 164 mortos
- Distrito de Serang – 11 mortos
- Lampung do Sul – 48 mortos
- Tanggamus – um morto
POR: BBCNEWS