No fim da manhã desta segunda-feira 24 de outubro, o grande volume de chuvas previsto para esta semana no Extremo Sul já começa a causar problemas na região. Em Guaratinga, a água cobriu o desvio construído sobre o rio dos Frades, na BA-686, isolando os povoados de Cajuíta e Barra Nova, na zona rural, da sede do município.
Enquanto a água não baixa, moradores desses dois importantes distritos, onde estão localizados cinco assentamentos, precisarão fazer um trajeto muito mais longo, via Itabela, para chegar à cidade.
PROBLEMA ANTIGO –
O desvio foi construído no fim de abril deste ano, depois que a ponte de madeira que havia o local desabou durante a passagem de um caminhão-baú. O motorista e o ajudante conseguiram sair por uma janela do veículo, que caiu no rio. Eles não ficaram feridos.
Enquanto água não baixa, moradores precisarão fazer um trajeto muito mais longo
Desde 2019, os moradores vêm pedindo a reestruturação da ponte. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), responsável pela estrada, chegou a informar que seria feita uma nova ponte, de concreto, mas a obra nunca foi iniciada.
Quando foi concluído o desvio, o governo do Estado voltou a prometer a construção da nova ponte ainda em 2022, mas a licitação ainda não saiu mesmo em ano de campanha eleitoral.