A OMS (Organização Mundial da Saúde) está avaliando declarar emergência por causa da varíola dos macacos. A entidade convocou reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional para a próxima semana.
A OMS confirmou, nesta terça-feira 14 de junho, que já existem 1500 casos da doença em todo o mundo. Em países africanos já foram registradas 72 mortes. Jã nos países não endêmicos, não houve nenhum óbito confirmado.
De acordo com a CNN, Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização lembra que estão acompanhando o caso de suspeita de morte pelo vírus no Brasil. “Até agora, 72 mortes foram relatadas em países previamente afetados. Nenhuma morte foi relatada até agora nos países recém-afetados, embora a OMS esteja procurando verificar notícias do Brasil de uma morte relacionada à varíola dos macacos lá”, disse Adhanom.
“A OMS também está trabalhando com parceiros e especialistas de todo o mundo para mudar o nome do vírus “monkeypox”, disse o diretor.
Quando foi questionado sobre vacinas, Tedros insiste no aumento de conscientização sobre os riscos da doença. “Também é essencial aumentar a conscientização sobre os riscos e ações para reduzir a transmissão da varíola dos macacos para os grupos de maior risco, incluindo homens que fazem sexo com homens e seus contatos próximos”, fala o diretor.
A vacinação contra a varíola é recomendada a princípio para os grupos prioritários, que incluem equipes de laboratório, profissionais de saúde em risco, além de especialistas em análises clínicas que realizam diagnóstico do vírus.