SAIBA COMO SOLICITAR A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE

Na última semana, o Governo Federal assinou, o decreto que cria a nova carteira de Identidade nacional, que terá como objetivo unificar os dados e as informações pessoais dos brasileiros. O decreto passará a ser válido a partir do dia 1º de março de 2022.

A carteira será muito mais moderna e segura, passará a ter validade nacional a partir da reunião de todas as informações de identificação do cidadão em um só documento como esperado pelos brasileiros.

O documento facilitará a vida dos brasileiros no acesso a políticas públicas e na obtenção de benefícios sociais, além de permitir a concessão de crédito e a redução de custos para o setor privado.

Integrada em todos os estados da do País e no Distrito Federal (DF), o modelo único de identificação será emitido no formato físico e digital, de forma gratuita, o que garantirá acesso a todos os brasileiros. “É descomplicar a vida do cidadão. E o melhor de tudo, será gratuita, tanto a primeira carteira, quanto, após 10 anos, a segunda”, destacou o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República.

A Carteira de Identidade Nacional é um avanço também em termos segurança pública. Ela segue o padrão internacional e poderá ser usada, inclusive, para viagens fora do País.

Já em território nacional, ela usa o CPF como número único para registro, tornando este o documento mais seguro do País e um dos mais seguros do mundo. De acordo com o ministro da Justiça, a carteira é um avanço para o Brasil.

“A unificação e modernização desse documento é mais um passo dado pelo Governo Federal para um conhecimento mais amplo de cada brasileiro, compreendendo suas características e necessidades por meio da unificação de registros e serviços”, ressaltou o ministro Anderson Torres.

Como solicitar

Para solicitar o novo documento, os cidadãos precisarão apresentar a sua Certidão de Nascimento ou de Casamento ao órgão emissor de seu estado. Após a entrega, uma identificação será realizada através da plataforma Gov.br e os indivíduos serão informados de uma data para retirar sua nova identidade impressa. Assim que o documento em papel estiver em mãos, o acesso à carteira digital também estará disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.